» Home
» Busca (notícias)
04/04/2012 - DPC

ASOM 2-2012

"PRESS RELEASE":

"A Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, publicou o Edital relativo ao Processo Seletivo da Admissão ao Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) da Marinha Mercante, disponível em www.dpc.mar.mil.br, www.ciaga.mar.mil.br e www.ciaba.mar.mil.br.


O Oficial de Máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio.


Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo que, nessa última função, é responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas dos grandes navios mercantes que singram os mares do mundo.


O Processo Seletivo destina-se a ocupar 50 vagas no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), situado em Belém - PA. "A confirmar", vagas adicionais em entidade credenciada pela DPC na mesma cidade.

O Curso será ministrado em regime de externato, no período de 06/08/2012 a 09/03/2013, sendo gratuito e, ainda, oferecendo auxílio financeiro, alimentação e alojamento, conforme disposto no Edital.


São requisitos para participar do Processo Seletivo:


a) Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado, com idade mínima de 18 (dezoito) anos em 05 de agosto de 2012;


b) Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado;


c) Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 - Lei do Serviço Militar), o último para candidatos do sexo masculino;


d) Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares, assim como demitido por perda de posto e patente;


e) Em caso de candidata do sexo feminino, não estar grávida; a ocorrência de gravidez durante o Curso acarretará no cancelamento da matrícula, devido à incompatibilidade com as atividades exercidas durante a realização do mesmo, as quais podem resultar em riscos à vida da gestante e do nascituro;


f) Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;


g) Possuir um dos seguintes cursos de graduação (nível superior) oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC):


- Bacharelado em Engenharia: Naval, Mecânica, Industrial Mecânica, Produção Mecânica, Produção Industrial, Mecatrônica, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Automação e Controle.


- Tecnologia: Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial, Construção Naval, Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos, Manutenção Industrial, Fabricação Mecânica, Metalurgia e Materiais ou Mecatrônica.


h) Não ter tido a matrícula cancelada no ASOM ou no Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica (ASON), por qualquer motivo, há menos de dois anos a contar da data de matrícula no Curso oferecido pelo presente Edital;


i) Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);


j) Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;


k) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais); e


l) Cumprir as instruções estabelecidas neste Edital.


O Processo Seletivo estabelece a realização de um exame de conhecimentos, com provas de Matemática, Física, Português e Inglês, apresentação de atestados médicos e exames de saúde e teste de suficiência física, com provas de corrida, natação e permanência "dentro d'água"





 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 e-mail : syndarma@syndarma.org.br