» Home
» Busca (notícias)
09/04/2018 - Comte. Mário Mendonça

Tem início na IMO a 72ª Sessão do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho

Hoje, 09/04/2018, tem início a MEPC 72, ocasião em que importantes assuntos serão discutidos, influenciando significativamente a indústria do transporte marítimo mundial.

A adoção de uma estratégia inicial para a redução das emissões de gases geradores de efeito estufa (GHG) dos navios é um dos principais itens da agenda do Comitê. Essa estratégia deverá definir uma visão futura para a indústria do transporte marítimo internacional, os níveis de ambição para reduzir as emissões de GHG e os princípios orientadores. Após discussões realizadas em um grupo de trabalho intersessional, na semana passada, o Comitê deverá instruir um grupo de trabalho para finalizar essa estratégia e para a sua adoção, provavelmente, ainda nessa Sessão.

O Comitê também abordará a implementação do limite do teor enxofre no combustível marítimo. A partir de 1 de janeiro de 2020, o limite para o teor de enxofre no combustível utilizado a bordo dos navios será reduzido para 0,50%. Estará ainda em discussão a adoção de emendas para proibir o transporte de óleo combustível de alto teor de enxofre para uso a bordo, em não conformidade com as novas regras. De acordo com as propostas de emendas apresentadas, apenas os navios equipados com sistemas de limpeza de gases de escape (scrubbers) poderão ter esse combustível a bordo. Estará em discussão, também, a regulamentação para o caso da indisponibilidade, em determinados portos, de combustível em conformidade com a nova regra.

Ainda na Agenda está a implementação da Convenção sobre o Gerenciamento de Água de Lastro (BWM), que entrou em vigor em setembro de 2017, e que depende de ajustes no cronograma de implementação para instalações de sistemas de gerenciamento de água de lastro.





 



Copyright © Syndarma, 2010.

 

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901 • Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: syndarma@syndarma.org.br

Produzido por Themaz Comunicação.